São Mamede/PB: A Prefeitura Municipal de São Mamede-PB, através da Secretaria de educação e Polícia Militar fazem cerimônia de encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
O programa foi implantado no município com o intuito de prevenir o uso de drogas, inserindo nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena seus sonhos.
O programa foi implantado no município com o intuito de prevenir o uso de drogas, inserindo nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena seus sonhos.
Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais Instrutores PROERD, Educadores, Pais eComunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Em São Mamede o programa foi desenvolvido de forma eficaz e alcançou os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas Francisco Pergentino e Lúcia de Fátima.
Aproximadamente 100 alunos puderam participar e fortalecer as informações sobre álcool, tabaco e drogas afins, além de trabalhar a autoestima e a toma de decisões futuras.
No evento foram realizadas apresentações culturais, leituras das melhores redações e distribuição de brindes, além de estarem presentes o prefeito Francisco das Chagas, a vice-prefeita Eva Lucena, vereadores e secretários municipais.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz. A filosofia do programa baseia-se na utilização do policial fardado, principalmente no trabalho de prevenção às drogas em escolas, através do desenvolvimento na criança de habilidades que possibilitem as mesmas se manterem afastadas das drogas lícitas e ilícitas.
Trata-se de uma vacina no comportamento contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação afetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade, resistindo as pressões dos companheiros, elevando sua autoestima, e ainda solidificando noções de cidadania e da convivência harmoniosa.
saomamede.pb.gov.br/