Na 1ª chamada do SISU foram selecionados 45 reeducandos para cursos superiores

O estado da Paraíba registrou 45 detentos selecionados para 18 cursos em instituições públicas de ensino superior, na primeira chamada para o SISU. Os detentos escolheram curso nas Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Houve crescimento, neste ano de 2023, de 32,35% no número de detentos em processo de reeducação e ressocialização que são chamados para cursar em universidades públicas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 1º, pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. 

Para o secretário João Alves de Albuquerque, o resultado comprova a eficiência do trabalho de reeducação e de ressocialização de detentos na Paraíba.

“O plano é ferramenta essencial no processo contínuo de alfabetizar, ofertar o Ensino Médio e preparar reeducandos para o ingresso no ensino público de nível superior. Parabenizo os professores pelo empenho ano após ano e as 45 pessoas em privação de liberdade selecionadas nessa primeira chamada do Sisu”, disse o secretário.

Houve aprovações para diversos cursos, entre eles estão: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Gestão Pública e Gestão Comercial.

Veja as principais aprovações para cursos mais concorridos:

1ª posição para o curso de Matemática da UFCG

(reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora); 1º Lugar para o curso de Filosofia da UEPB (reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora-CG); 1º Lugar para o Curso de Ciência das Religiões (Penitenciária Silvio Porto-JP); 1º lugar para o curso de Produção Sucroalcooleira (Penitenciária Silvio Porto).

2ª posição do curso de Letras EAD do IFPB

(Penitenciária Raimundo Asfora); 2º lugar em Matemática da UFCG (Cadeia Pública de Esperança); 2º lugar em Matemática da UFCG (Penitenciária Raimundo Asfora). 3º lugar para o curso de Engenharia de Produção da UFCG (Penitenciária Raimundo Asfora).

Unidades com maior número de aprovações:

Na 1ª posição ficou a Penitenciária Silvio Porto, em João Pessoa, com 15 reeducandos selecionados para cursos de nível superior em instituições públicas.

A 2ª colocação ficou com a Penitenciárias Raimundo Asfora, em Campina Grande; com 12 aprovações; e a 3ª posição ficou com a Cadeia Pública de Itaporanga com duas aprovações.

Fonte: Secom-PB